fbpx
Aplicar microcimento: A importância das diferentes lixas
11/05/2022 Microcrete

Aplicar microcimento: A importância das diferentes lixas

Categoria: Aplicação, Microcimento
Aplicar microcimento

Aplicar microcimento é um processo que passa por diferentes etapas até à obtenção de resultados verdadeiramente surpreendentes. Todos os passos deverão ser conduzidos pelo aplicador com a máxima atenção ao detalhe, para evitar erros e imperfeições.  

A aplicação de microcimento começa por uma cuidadosa colocação da rede de fibra de vidro, sobre um suporte limpo e estável 

Também as etapas de lixagem, ao longo do processo, são essenciais para um resultado final impecável.  

Fique a conhecer as diferentes lixas que deverão ser utilizadas nas várias fases de aplicação de microcimento e o seu papel neste tipo de obra. 

 

Aplicar microcimento: A importância das diferentes lixas

É natural que, ao aplicar microcimento, surjam irregularidades ou veios nas superfícies, que necessitam de correção. Nesse sentido, a lixagem é fundamental para garantir os melhores acabamentos.  

Qualquer lixagem deve ser efetuada apenas sobre as camadas já secas. Existem vários tipos de lixa com diferentes granulometrias que lhes conferem propósitos distintos. 

  • Na aplicação da Base Microcrete, as lixas recomendadas são lixas de desbaste. Estas servem para a regularização e alisamento da superfície, recomendando-se as lixas de grão 80/120.  
  • Nas fases mais avançadas da aplicação, após passar o Microcrete Excelência, é mais indicada a utilização de uma lixa de semi-acabamento, com grão 120/150 
  • Por fim, se for necessário um polimento adicional do microcimento, deverá recorrer a lixas de grão 220, para um acabamento mais refinado. Durante a aplicação do verniz, é aconselhada a lixagem entre as demãos para remover impurezas e aumentar a aderência. 

 

Em áreas de menor dimensão, este processo pode ser manual mas, para grandes superfícies, é mais eficiente recorrer a máquinas lixadoras.   

Para as diferentes etapas de lixagem, poderá ser utilizada uma máquina lixadora rotativa, no entanto é importante não fazer muita pressão sobre a superfície. Caso tenha que se ausentar da obra antes do processo concluído, é importante deixar a ultima camada aplicada já com a lixagem efetuada. 

 

Garanta os melhores resultados ao aplicar microcimento

Aplicar microcimento não é nenhum “bicho-de-sete-cabeças”. O microcimento da marca Microcrete é um produto pronto a aplicar, já com os pigmentos de cor incorporados. 

Para aplicar microcimento com os melhores resultados só precisa de cumprir a sequência, respeitar os tempos de secagem e usar a melhor lixa para cada fase.  

Siga as seguintes etapas do sistema de aplicação do Microcrete Excelência e transforme qualquer espaço: 

 

  1. Revista a superfície com a rede de fibra de vidro M50, utilizando um promotor de aderência (Teclastic) e aplique a primeira demão de Microcrete Base sobre ela, deixando secar; 
  2. Com uma lixa de grão 80/120, lixe toda a superfície. Depois, limpe e aspire; 
  3. Aplique então a segunda demão de Microcrete Base e deixe novamente secar; 
  4. Volte a lixar a totalidade da superfície, com a lixa de grão 120, limpando e aspirando de seguida; 
  5. Aplique a primeira demão de Microcrete Excelência e deixe secar; 
  6. Quando estiver bem seco, lixe toda a superfície com uma lixa de grão 150/180. Limpe e aspire; 
  7. Passe a segunda demão de Microcrete Excelência e deixe secar; 
  8. Usando uma lixa de grão 180, lixe a superfície para dar um polimento final e aspire para eliminar as poeiras; 
  9. Esta é a altura de passar as duas demãos de Microcrete Pré-Selagem N, deixando secar entre cada aplicação e utilizar a lixa 220, caso existam impurezas; 
  10. Para concluir o trabalho devem ser aplicadas 2 demãos de verniz, de acordo com o acabamento pretendido. Aconselha-se a utilização de lixa 220 entre as demãos. 

 

Renovar a decoração da sua casa é algo que está nos seus planos? Pretende saber mais sobre soluções inovadoras em revestimentos? Consulte o website da Microcrete e entre em contacto com a nossa equipa especializada! 

 

  

Saber mais sobre soluções de revestimento

 

Comentários (0)

Comentar artigo

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*