fbpx
5 Dicas para Criar Casas Modernas e de Estilo Minimalista
28/11/2019 Microcrete

5 Dicas para Criar Casas Modernas e de Estilo Minimalista

Categoria: Construção
casas modernas

Casas modernas com um design minimalista estão a tornar-se uma forte tendência e são cada vez mais apreciadas. Apesar da sua simplicidade aparente, este tipo de construção tem um grande impacto visual, destacando-se pela diferença.

O estilo arquitetónico minimalista envolve linhas limpas e básicas, habitualmente com pouca diversidade de cores. Pode haver recurso a diversos materiais, como madeira, vidro ou microcimento, mas sempre em equilíbrio, sem sobrecarregar o olhar.

 

Habitações de estilo minimalista: Construir ou renovar?

 

O sonho de ter uma casa com linhas modernas não exige obrigatoriamente a construção de raiz. Na maior parte das situações, é possível obter uma casa minimalista e com um design contemporâneo através de uma renovação. Acima de tudo, há que conhecer as tendências do mercado e saber adequar cada projeto ao pretendido pelas famílias atuais.

Com um projeto arquitetónico adequado, os mais avançados materiais e bons profissionais de construção, é simples criar uma habitação moderna!

 

5 Dicas para criar casas modernas

 

1. Linhas simples no exterior

Uma casa moderna corresponde hoje a um espaço de aparência clean, com linhas geométricas simples. No exterior predominam as cores claras e podem conjugar-se materiais para destacar alguns detalhes.

O vidro e a madeira são frequentemente usados para adicionar traços únicos a cada projeto. A madeira é usada para conferir um aspeto mais orgânico e aconchegante às casas. Já o vidro permite criar superfícies espelhadas e maximizar a entrada de luz natural, muito valorizada neste tipo de arquitetura.

Nas renovações, os revestimentos antiquados como a cerâmica, cheios de cores e padrões, são substituídos por materiais modernos e sóbrios. O microcimento, por exemplo, é muito procurado para cobrir revestimentos antigos e conseguir criar facilmente fachadas modernas.

 

2. Minimalismo por dentro e por fora

Numa casa moderna, todos os espaços e a própria decoração obedecem ao princípio básico de que menos é mais. Há que ter presente que o minimalismo é um modo de vida, que dispensa o que não acrescente valor.

Tudo é pensado de forma a otimizar o tempo e a maximizar a qualidade de vida das pessoas. Assim, numa casa minimalista, são privilegiadas superfícies contínuas e desimpedidas: todas as divisões são esvaziadas de elementos sem utilidade. Os móveis e objetos são acima de tudo funcionais e apenas os elementos essenciais estão presentes.

A tecnologia assume uma importância cada vez maior na melhoria das condições de habitabilidade das casas modernas. A domótica tornou-se uma realidade nas habitações contemporâneas, ajudando a simplificar o dia-a-dia a nível de conforto, segurança e comunicação.

 

 3. Formas geométricas simples

Um design baseado em linhas e formas geométricas puras e simples permite dar mais destaque a certos elementos. Uma textura diferenciadora, um detalhe de cor ou certos elementos arquitetónicos são mais facilmente realçados neste tipo de construção. A própria iluminação pode ser aplicada estrategicamente para salientar certos pormenores que tornam cada projeto único.

 

4. Paletas de cores neutras

As cores claras, como o branco e o cinza, são as mais populares nas casas modernas. Tanto nas fachadas como no interior, as tonalidades neutras contribuem para criar ambientes relaxantes e aconchegantes. Ao mesmo tempo, esta opção torna a conjugação com outras cores e materiais mais simples de conseguir. Sobre uma base clara e luminosa é mais fácil aplicar alguns elementos de tons vivos, obtendo assim contrastes decorativos interessantes.

O estilo mais monocromático das casas modernas abre espaço para a criação de apontamentos decorativos, no interior e no exterior.

 

5. Espaços amplos no interior

Em casas de arquitetura moderna, os espaços não são apenas libertos de ornamentos excessivos. São também livres de divisórias desnecessárias.

Com divisões amplas, os revestimentos aplicados (em tetos, paredes e pavimentos) precisam de ir de encontro a novas exigências. A ausência de juntas no microcimento é uma das características que o torna tão procurado para estes projetos.

Adicionalmente, o mesmo tipo de piso ao longo de várias divisões cria uma atmosfera fluida e uma sensação de maior amplitude.

 

As casas de design minimalista são intemporais e versáteis. Há quem as compare a verdadeiras telas em branco, sobre as quais se pode ir escrevendo a história de uma família.  Este tipo de espaços oferece um ambiente de paz e tranquilidade, perfeito para fugir ao reboliço de todos os dias.

 


 

Subscreva o nosso Blog!

Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

A Microcrete está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

 

Comentários (2)

  1. francisca 2 anos ago

    Otimo artigo!!!

    1. Arlete Silva 2 anos ago

      Bom dia Sr. Tiago,

      Agradecemos desde já o seu contato e o seu feedback na nossa solução.

      Deixo o contato da minha colega Anabela (927608565) caso pretenda utilizar a nossa solução.
      Aguardamos pelo seu contato.

      Melhores cumprimentos,
      Arlete

Comentar artigo

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*