fbpx
Isolamento Térmico: Casa Quente no Inverno e Fresca no Verão
25/02/2020 Microcrete

Isolamento Térmico: Casa Quente no Inverno e Fresca no Verão

Categoria: Microcimento
isolamento térmico

Um bom isolamento térmico tem como objetivo manter a temperatura interior de uma casa independente da temperatura exterior. Uma vez que se traduz em enormes vantagens para quem habita o espaço, é uma grande preocupação de construtores e clientes e deve ser encarado como uma poupança a longo prazo.

 

4 Vantagens de um bom isolamento térmico numa casa

 

 1. Maior conforto térmico

Quando as habitações são bem isoladas, as baixas temperaturas do inverno não interferem com o conforto interior. Ao aquecer uma divisão, o calor mantém-se sem se dissipar para zonas mais frias ou mesmo para fora de casa. Já nos meses mais quentes do ano, o calor é impedido de invadir o espaço, ficando mais fácil mantê-lo fresco.

Uma casa com isolamento térmico adequado mantém-se dentro de um intervalo de temperaturas agradáveis. Ao controlar as trocas de calor entre o interior e o exterior, as temperaturas dentro de casa não oscilam muito, o que aumenta o conforto térmico.

 

2. Redução dos custos energéticos

Quando, na construção de uma casa, é tida em consideração a qualidade do isolamento, as vantagens são notórias. Casas bem isoladas obtém sempre melhores resultados a nível da certificação energética. Em termos práticos, isto representa uma poupança nos gastos com energia ao longo da vida útil da habitação.

Num imóvel termicamente bem isolado, as divisões são mais fáceis de aquecer ou arrefecer, conforme a estação do ano. Por outro lado, uma vez que as perdas de calor são mínimas, as temperaturas são mais fáceis de conservar. Assim, os gastos energéticos com aquecimento ou com ar condicionado são reduzidos.

 

3. Melhor isolamento acústico

As soluções usadas para melhorar o isolamento em termos de temperatura possuem normalmente a capacidade de absorver também o som. Dessa forma, o isolamento acústico surge como uma vantagem adicional.

Os materiais de construção que contribuam para a melhoria do isolamento acústico e térmico são cada vez mais procurados. Principalmente em áreas urbanas ou industrializadas, mais sujeitas ao ruído, imóveis com bons níveis de isolamento são altamente valorizados.

 

 4. Valorização do imóvel

Tendo em conta todas as vantagens associadas ao isolamento térmico numa casa, a valorização aumenta, por várias razões. Por um lado, a eficiência energética obtida vai permitir recuperar o investimento em pouco tempo. Por outro, se o imóvel já possuir condições de isolamento, evitam-se gastos com melhorias desse tipo no futuro.

Todos estes fatores compensam qualquer investimento na fase de construção ou na requalificação de um imóvel. No que diz respeito ao isolamento, aplica-se o ditado “mais vale prevenir do que remediar”.

 

Formas simples de conseguir um maior conforto térmico

 

 • Escolher os melhores revestimentos

Existem diversos materiais de construção que podem contribuir para melhorar o isolamento térmico de uma habitação. Quer sejam aplicados na fase de construção, quer em posteriores renovações, os revestimentos devem ser selecionados com rigor.

As soluções à base de microcimento, as lãs minerais e os derivados de cortiça são algumas opções populares da atualidade. O microcimento possui um acabamento suave e, graças às suas propriedades, é um excelente condutor térmico. Por estes motivos, representa uma boa solução para pavimentos com piso radiante, porque ajuda a manter o calor.

O microcimento Microcrete Excelência é versátil e decorativo, podendo revestir qualquer superfície (interior e exterior), desde o piso até ao teto. Os vários tipos de lã mineral são eficazes para revestimento interior, aplicando-se por dentro de paredes, tetos falsos e telhados. Já a cortiça pode usar-se no interior de paredes e tetos e à superfície.

 

 • Avaliar os pontos críticos

Em qualquer imóvel, há alguns pontos cruciais que fazem toda a diferença a nível do isolamento térmico. Para além do tipo de revestimentos aplicados, há muitos outros fatores envolvidos que não devem ser desvalorizados.

As portas e janelas, principalmente as que contactam diretamente com o exterior, são essenciais na manutenção do conforto térmico. Materiais inadequados, caixilhos de fraca qualidade e vidros simples são motivos para perdas de calor consideráveis. Estes pormenores, muitas vezes ignorados, acabam por deitar a perder grande parte do investimento feito em revestimentos de qualidade.

Nos pavimentos, paredes e tetos no interior da casa, o ideal é aplicar sempre materiais de qualidade durante a obra. Já em renovações, os revestimentos à base de microcimento são soluções resistentes, versáteis e esteticamente apelativas. Este material adere sobre as superfícies anteriores sem necessidade de demolições. Para além de ajudar a manter o calor, é muito resistente e agradável ao toque.

 

Um isolamento térmico eficiente é um investimento que se recupera rapidamente. Manter a temperatura da casa dentro dos limites de conforto térmico, independentemente das temperaturas exteriores, pode ser simples. Basta confiar nos melhores profissionais e eleger materiais de qualidade premium.

Faça download do ebook que preparamos para si e descubra tudo sobre o microcimento Microcrete. Conheça as suas características únicas, saiba como e onde aplicá-lo e perceba que cuidados deve ter para conseguir resultados duradouros.

 

DESCOBRIR MICROCIMENTO MICROCRETE!

 


 

Subscreva o nosso Blog!

Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

A Microcrete está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

 

Comentários (0)

Comentar artigo

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*