Microcimento: Um revestimento à prova de fogo!
26/11/2018 Microcrete

Microcimento: Um revestimento à prova de fogo!

Categoria: Microcimento
microcimento

O microcimento Microcrete apresenta caraterísticas que o tornam um material resistente ao fogo. Este é um atributo que poucos conhecem, mas que representa uma importante vantagem, sobretudo nos setores da indústria e restauração.

Imagine que precisa de renovar um espaço comercial ou industrial. Vai poupar na sua segurança e na dos demais? A utilização de materiais cada vez mais seguros e resistentes é, sem dúvida, um critério essencial na construção civil.

Efetivamente, o microcimento é uma tecnologia inovadora para o revestimento de todo o tipo de superfícies. Assim sendo, permite renovar pavimentos, paredes, tetos, escadarias e até mobiliário sem retirar o suporte existente. É indicado tanto para interior como para exterior de edifícios de caráter residencial, comercial e industrial.

Na verdade, quase nenhum material é tão duro e resistente como este revestimento. Vejamos um exemplo: O betão, vulgarmente utilizado na maioria dos pavimentos industriais, tem uma resistência de 25 MPa. Por seu lado, e apesar de possuir apenas cerca de 3 mm de espessura, o microcimento atinge os 33 MPa.

A resistência é complementada com a durabilidade deste material. O desgaste em superfícies de microcimento é difícil de ocorrer, o que torna a sua vida útil relativamente longa.

 

Como determinar a resistência do microcimento ao fogo?

 

Para indicar com precisão se um material de construção é resistente ao fogo, é necessário ter em conta a taxa de transferência de calor e a combustibilidade do produto. Entre as condições variáveis a considerar estão a temperatura do incêndio, a ventilação e as fontes de combustível no interior do edifício.

A resistência ao fogo deve-se sobretudo ao facto de o microcimento ser composto por cimento (calcário, argila e gesso) e materiais agregados. Em causa estão elementos quimicamente inertes e, por consequência, praticamente incombustíveis.

Enquanto a maioria das paredes de madeira emolduradas cairia em menos de uma hora, as superfícies de microcimento podem suportar, em média, até quatro horas de pressão de fogo extremo.

Nesse sentido, é importante realçar outra caraterística das superfícies revestidas com microcimento. Uma vez que não ardem, também não produzem gases tóxicos nem fumo. Esta é inegavelmente uma enorme vantagem em qualquer tipo de incêndio.

 

Vai remodelar um restaurante, loja ou fábrica? Saiba por que razão este revestimento representa uma solução vantajosa neste tipo de ambientes. Descubra todas as caraterísticas no ebook Renove ou crie espaços com microcimento: Dicas para uma aplicação profissional.

Caso tenha alguma dúvida, poderá contactar diretamente a equipa da Microcrete. Dê o empurrão que faltava ao seu negócio e aposte num material seguro e inovador.

 

DOWNLOAD EBOOK

 

Comentários (0)

Comentar artigo

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*