fbpx
Como evitar e resolver 5 problemas comuns com microcimento
31/10/2020 Microcrete

Como evitar e resolver 5 problemas comuns com microcimento

Categoria: Microcimento
Problemas microcimento

São cada vez mais as pessoas que recorrem ao microcimento para os seus projetos de construção ou remodelação. Para além de evitar demolições e outros problemas comuns em obras, este revestimento de superfícies é esteticamente atrativo e muito resistente.

É de ressalvar que o microcimento oferece níveis elevados de resistência a agentes como água, gordura e raios UV. Na Microcrete, os produtos Microcrete Excelência, M-Design e M-Design HD, entre outros, primam pela qualidade.

Todavia, conforme acontece com qualquer material, algumas situações podem originar constrangimentos. Uma aplicação incorreta, tempos de secagem insuficientes ou um uso desajustado do material podem conduzir a problemas com o microcimento. É precisamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Acompanhe-nos e descubra como pode evitar e resolver 5 inconvenientes comuns.

 

5 Problemas comuns com microcimento

 

1. Fissuras

Ao contrário de alguns revestimentos, o microcimento cria uma superfície lisa e contínua, sem juntas. Isto é uma vantagem em vários sentidos, nomeadamente na prevenção da acumulação de sujidade. No entanto, pode tornar o material um pouco mais suscetível às fissuras.

O aparecimento de fissuras é eficazmente evitado se o trabalho de aplicação for bem feito desde o primeiro passo. Aliás, uma correta instalação é essencial para prevenir quaisquer problemas com o microcimento.

Se a superfície de base for instável ou irregular, isso gera tensões que podem resultar em fissuras. Então, a preparação das superfícies para a aplicação do microcimento é de extrema importância e deve ser feita por aplicadores especializados.

Tanto a base como o Microcimento Microcrete Excelência têm na sua composição microfibras, para lhes dar maior resistência à fissuração. Geralmente, uma correta aplicação exige um primário, no mínimo duas demãos de microcimento, pré-selagem e, finalmente, um verniz de acabamento. Podem ser usados produtos complementares para um resultado perfeito, de acordo com o projeto e tipo de superfície.

 

2. Riscos

Os problemas relacionados com o aparecimento de riscos no microcimento dependem muito da interação diária com o material. Naturalmente, as superfícies que sofrem demasiadas agressões acabam por apresentar danos. Para contornar esta dificuldade, a Microcrete criou o produto Extra Seal, que confere uma proteção adicional às superfícies e aumenta a resistência aos riscos.

Além disso, tenha cuidado ao arrastar móveis em pavimentos ou junto a paredes com microcimento. Ao posicionar o mobiliário, tente manter alguma folga, não encostando totalmente às paredes. Evite também aplicar demasiados pregos ou parafusos no revestimento.

Como vê, contornar este problema relacionado com microcimento implica apenas alguns cuidados simples.

 

3. Manchas

As temidas manchas derivam essencialmente do excesso de humidade. Para evitar este problema com o microcimento, é crucial preparar a superfície a revestir. Esta deve estar totalmente seca e eventuais problemas de humidade devem ser resolvidos previamente.

Mais uma vez, é essencial seguir a sequência correta de aplicação: primário, microcimento, acabamento selante e verniz. Estes produtos conferem a proteção necessária para que a humidade não afete o revestimento.

Em caso de derramamento de algum produto que possa manchar as superfícies em microcimento, o mesmo deve ser limpo rapidamente com um pano macio, água e um detergente neutro.

 

4. Humidade

Importa reforçar que um problema de humidade deve ser resolvido de raiz. Algum grau de humidade é inevitável numa casa e pode acabar por fazer surgir complicações caso a situação não seja devidamente avaliada e prevenida.

Especialmente se quiser aplicar microcimento em áreas próximas do chuveiro, dos lavatórios ou das bancadas da cozinha, deve ter cuidados redobrados na aplicação. Fale com os profissionais da Microcrete acerca dos melhores produtos para essas zonas, com o menor risco possível de permeabilização.

Como já referido, o microcimento nunca deve ser aplicado numa base que tenha algum problema prévio com a humidade. Antes de avançar, essa questão tem de ser resolvida. Posteriormente, uma manutenção adequada será suficiente. Areje regularmente as divisões mais húmidas, principalmente após longas exposições ao vapor, como depois de tomar banho ou cozinhar.

 

5. Desbotamento

A descoloração é um problema que depende essencialmente da adequação do microcimento à superfície. Por exemplo, na fachada de uma casa, o revestimento precisa de ser mais resistente porque vai estar exposto a agentes com os raios UV, o calor e a chuva. A Microcrete criou o produto M-Design HD a pensar especificamente nas aplicações em exterior.

Contudo, no interior da casa, há mais controlo sobre esta situação e pode prevenir facilmente o risco de desbotamento. Basta evitar que as superfícies em microcimento fiquem expostas ao sol direto durante demasiado tempo.

 

Como vê, a prevenção e uma aplicação eficaz são suficientes para prevenir eventuais problemas com microcimento. Basta que pondere tudo o que está envolvido antes, durante e depois da aplicação.

Para saber mais sobre como renovar espaços com microcimento, descarregue gratuitamente o ebook. Com a ajuda dos profissionais e dos produtos Microcrete, os resultados serão de outro nível!

 

DESCARREGAR EBOOK GRÁTIS

 


 

Subscreva o nosso Blog!

Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

A Microcrete está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

 

Comentários (0)

Comentar artigo

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*