fbpx
Wabi sabi e microcimento: A combinação ideal para a sua casa 
07/06/2022 Microcrete

Wabi sabi e microcimento: A combinação ideal para a sua casa 

Categoria: Microcimento
wabi sabi + microcimento

A combinação do estilo wabi sabi com a aplicação de microcimento pode resultar num ambiente singular na decoração dos espaços do seu lar. 

Mais do que um estilo decorativo de origem japonesa, o wabi sabi é, na verdade, uma filosofia de vida. Esta abordagem invoca os conceitos da imperfeição e da transitoriedade, promovendo a sua natural compreensão e aceitação. No plano estético, a beleza é, por isso, encontrada na simplicidade e na comunhão com a natureza.  

Gostaria de renovar e redecorar os espaços exteriores e interiores da sua casa? Fique a conhecer, neste artigo, de que forma o wabi sabi e o microcimento poderão ser integrados na decoração das diferentes divisões da sua casa. 

 

Wabi sabi e microcimento: Uma comunhão harmoniosa

Existem diversas características que contribuem para obter uma comunhão perfeita entre o estilo decorativo wabi sabi e o potencial do microcimento: 

 

1. O respeito pela identidade dos espaços

Curiosamente, a uniformidade é uma particularidade não respeitada pelo estilo wabi sabi. Pelo contrário, este defende a beleza da diversidade, da incoerência e da discordância.  

Assim, antes de qualquer remodelação, importa considerar os elementos únicos e originais que figuram em cada divisão da casa. Valorize e dê primazia a todos aqueles que lhe proporcionam tranquilidade e paz. 

 

 2. O caráter minimalista

É possível afirmar que a estética wabi sabi possui, na sua génese, alguma proximidade com o minimalismo. No entanto, esta distingue-se por traços de intimismo e singularidade.  

As mesas, sofás e cadeiras, que tradicionalmente compõem qualquer sala de estar, terão necessariamente de respeitar os critérios da organização e da leveza visual.  

Adicionalmente, o microcimento poderá, numa ótica de complementaridade, ser uma opção especialmente interessante para o revestimento de paredes e pavimentos com elevado nível de personalização. 

 

3. As cores naturais e a iluminação

A neutralidade e a sobriedade são duas particularidades que deverão ser seguidas na construção de espaços fiéis ao estilo decorativo wabi sabi. Os tons claros são os mais populares, com o destaque a fixar-se nas cores bege, branco e cinza.  

Ainda assim, esta abordagem deve ser flexível. Se optar pela integração do microcimento, as potencialidades cromáticas e a diversidade de texturas tornam-se praticamente intermináveis. 

O aproveitamento da luz natural é também essencial, podendo ser maximizado através do uso de tecidos leves, janelas panorâmicas ou das tonalidades claras dos revestimentos. 

 

4. A inclusão de elementos artesanais

A estética wabi sabi viabiliza e normaliza a inclusão de elementos produzidos sem o recurso a técnicas industriais e complexas.  

As peças de decoração desenhadas a partir de métodos artesanais carregam consigo um forte pendor de autenticidade e personalidade. Estes elementos poderão até ser criados pelos próprios moradores, estimulando ainda mais a proximidade com os espaços.  

Tantas vezes produzido em massa, o mobiliário poderá aqui assumir formatos disruptivos, contrariando as convencionais linhas retas. Aposte, de igual modo, na originalidade das texturas do microcimento para dar um toque mais orgânico e pessoal à sua mobília. 

 

 5. Os materiais únicos

Evite o uso de materiais concebidos industrialmente, com aparência padronizada e sem alma. Esta artificialidade deve, portanto, dar lugar à rusticidade.   

Decorar os ambientes com acabamentos artesanais pode ser conseguido a partir de elementos como a madeira, as pedras naturais, o microcimento ou a argila, fortalecendo os laços com a natureza.  

 

Gostaria de saber mais sobre a vasta área da decoração de interiores? Não perca a oportunidade de ficar a par de todas as novidades relativas ao universo do microcimento. Subscreva o blog da Microcrete e aceda a conteúdos úteis para dar uma nova vida ao seu lar. 

 

 


 

Subscreva o nosso Blog!

Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

A Microcrete está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

 

 

 

Comentários (0)

Comentar artigo

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*