fbpx
Wabi sabi: O que é e como aplicá-lo para decorar a sua casa
29/01/2021 Microcrete

Wabi sabi: O que é e como aplicá-lo para decorar a sua casa

Categoria: Microcimento
Wabi Sabi

O wabi sabi é um estilo de decoração de origem japonesa. Esta abordagem decorativa assenta, fundamentalmente, na premissa basilar da aceitação da imperfeição dos materiais. Porém, o conceito é aplicado em vários campos, não se destinando exclusivamente à arte decorativa.

Aproveite para conhecer em maior detalhe este estilo oriental e saiba como poderá aplicá-lo da melhor forma na decoração da sua habitação.

 

O conceito wabi sabi

O significado de “wabi” diz respeito àquilo que é rústico. Já “sabi” é relativo à passagem do tempo e à beleza que dela advém. A fusão destes dois termos resulta, por isso, numa visão da vida que valoriza a compreensão da simplicidade, da modéstia e da assimetria.

Este tipo de mindset poderá ser perfeitamente refletido aquando da sua atividade de renovação do lar para criar novos ambientes.

 

A relação do wabi sabi com o microcimento

O microcimento é um tipo de revestimento cimentício, de caráter liso e contínuo, que poderá ser aplicado em diversas superfícies. O seu acabamento é sempre único, uma vez que se trata de um produto artesanal e pode ser usado até para revestir mobiliário.

Potenciando uma criatividade e uma versatilidade sem limites, o microcimento reúne todas as condições para manter uma relação de harmonia com o estilo wabi sabi.

Deseja renovar uma ou mais divisões da sua casa? Descubra, então, alguns exemplos de pormenores e combinações possíveis para resultados surpreendentes.

 

1. A iluminação na casa de banho

A sua casa de banho possui uma boa iluminação natural? Tire o máximo partido dessa característica e complemente-a com uma vela disposta junto a uma das paredes da divisão. Deste modo, conseguirá obter um discreto e suave contraste valorizando a textura macia e os tons neutros do revestimento em microcimento.

 

 2. As decorações em cerâmica

As peças de cerâmica são absolutamente incontornáveis na cultura tradicional japonesa. Por isso, aposte na variabilidade de possibilidades existentes nestas decorações e adapte-as em função das cores suaves – bege, cinzento, branco ou castanho claro – presentes nas paredes de divisões como o hall de entrada, a cozinha ou a própria sala de estar.

 

3. As peças singulares na sala de estar

A sala de estar é um espaço que necessita de renovações frequentes e de uma atividade de monitorização regular. Tendo em consideração que esta é uma das divisões de maior destaque de um lar, dado o tempo que nela passamos, torna-se fundamental contrariar a sua monotonia.

Descarte configurações convencionais e aposte em formas curvas e irregulares, introduza elementos orgânicos como a madeira, ou arranjos de flores.

Se preferir, dê asas à sua imaginação e equacione o recurso a materiais reaproveitados. Esse toque único e personalizado, aplicado em objetos de decoração de tons fortes, irá sobressair pela oposição a revestimentos sóbrios e uniformes. Este contraste trará uma nova vida à sua sala.

 

4. Os tecidos e as suas sobreposições

Os tecidos poderão assumir-se enquanto um elemento verdadeiramente diferenciador de um espaço. Nas cortinas ou no revestimento de sofás e almofadas, estes detalhes ajudam a complementar a decoração de qualquer divisão.

Quando integrados em ambientes naturais, com acentuada claridade e linhas retas, os têxteis naturais como a lã, o linho ou o algodão robustecem e conferem um toque mais orgânico aos espaços.

 

5. Um jogo de cores entre diferentes divisões

Encontre paz, pureza e tranquilidade criando ambientes naturais de tons claros. Escolha, entre a enorme diversidade de texturas do microcimento, aquela que mais se adequa à energia pretendida.

Evite os excessos cromáticos e modere os contrastes. Relembre uma das máximas do minimalismo: menos é mais. Existe uma multiplicidade de jogos de cores com tonalidades brancas, beges, verdes ou azuis claras que poderá criar para revitalizar os seus espaços.

 

Deseja saber mais sobre decoração e renovação de espaços interiores? Faça já a subscrição do blog da Microcrete para receber todas as novidades relativas a tendências sobre construção, revestimentos e decoração de interiores.

 


 

Subscreva o nosso Blog!

Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

A Microcrete está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

 

Comentários (2)

  1. Ana maria Revez guerreiro 3 anos ago

    Agradeço dicas sobre revestimentos

    1. Arlete Silva 3 anos ago

      Bom dia Sra. Ana Guerreiro,
      Agradecemos desde já o seu contato.
      Para a poder ajudar melhor, peço que envie um email com o seu contato e assim responderemos mais concretamente a sua questão.

      Pode enviar para arlete.silva@microcrete.com.pt
      Melhores Cumprimentos,
      Arlete Silva

Comentar artigo

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*