fbpx
Microcimento: Dicas de Manutenção para um Revestimento Perfeito
30/05/2018 Microcrete

Microcimento: Dicas de Manutenção para um Revestimento Perfeito

Categoria: Microcimento
microcimento

O microcimento Microcrete requer uma manutenção regular, mas simples. Essa preocupação deve começar logo nas primeiras horas após a aplicação, uma vez que influencia diretamente as potencialidades deste revestimento.

O microcimento atinge 60% das suas caraterísticas de resistência mecânica durante as primeiras 48-72 horas. Por essa razão, deve seguir algumas recomendações para prevenir danos e garantir um acabamento perfeito.

O ideal é manter a superfície intacta durante a primeira semana. Na impossibilidade de o fazer, é importante adotar os seguintes cuidados:

  • Nos primeiros 3 dias, não deve limpar ou lavar este material, que apresenta ainda alguma porosidade. Neste período, tente não pisar o solo para evitar marcas de calçado. Acima de tudo, evite arrastar objetos pesados, privilegiando movimentos de apoio ou levantamento.
  • Mantenha o espaço acima dos 15 ºC, com uma humidade inferior a 70%, pelo menos até à conclusão do primeiro mês. As temperaturas baixas influenciam o aspeto final, podendo resultar na perda de brilho e cor. A área em causa deve estar devidamente ventilada para impedir a condensação de vapores gerados pela selagem do microcimento.
  • Preste atenção às manchas, que devem ser removidas imediatamente para evitar a mudança de cor do microcimento. Assim, marcas de azeite, iodo, óleos, sangue, molhos, vinho ou café devem ser limpas com um pano embebido em água e detergente neutro.

 

6 Cuidados diários a ter com as superfícies de microcimento

 

Existem algumas normas que deve seguir diariamente para manter o bom estado do microcimento Microcrete. O objetivo é prevenir imperfeições, fazendo com que este revestimento continue a ser fácil de limpar e o mais funcional possível.

  1. Use sempre um tapete de entrada para prevenir o transporte de areia ou pedras nos sapatos. Estas podem, eventualmente, danificar o pavimento;
  2. Proteja os pés dos móveis, como mesas, cadeiras e armários. Opte por protetores de feltro, cortiça ou borracha indicados para o efeito;
  3. Evite arrastar eletrodomésticos ou objetos cortantes;
  4. Para a limpeza do microcimento, não necessita de nenhuma máquina ou aparelho em particular. Utilize uma esfregona ou pano;
  5. Use sempre detergentes com pH neutro e evite o uso de produtos abrasivos ou corrosivos, tais como lixivia, ácidos, cloro, álcool ou dissolventes. Em caso de derrame, os mesmos devem ser removidos de imediato;
  6. Apesar das propriedades de impermeabilidade, não deixe água acumulada por um longo período de tempo nos espaços revestidos com microcimento.

 

Manutenção periódica do microcimento

 

A aplicação de ceras acrílicas autobrilhantes permite criar uma camada protetora em superfícies de microcimento Microcrete. O uso periódico deste tipo de produtos contribui para um maior brilho e durabilidade deste revestimento.

Ainda que não haja uma frequência ideal, pode encerar o pavimento uma vez por mês, mediante o estado da superfície. Contudo, no caso de paredes e exteriores, este processo poderá ser realizado a cada quatro meses.

 

Modo de aplicação de ceras acrílicas:

 

  1. Limpe completamente a superfície;
  2. Espalhe o produto de forma homogénea, sem deixar que se acumule em determinadas zonas;
  3. Deixe secar durante 30 minutos.

 

Conheça mais dicas de manutenção para tirar o máximo partido das caraterísticas decorativas do microcimento Microcrete. Fale com os nossos especialistas e descubra todas as vantagens deste material inovador.

 

 

QUERO SABER MAIS

Comentários (2)

  1. Claudia Amorim 2 anos ago

    Boa noite,

    Como devemos proceder com uma mancha de gordura? Como a retirar?

    Obrigada.

    1. microcrete_user 2 anos ago

      Bom dia Srª Dª Cláudia Amorim,
      Aplicar um produto de limpeza desengordurante como por exemplo fairy de lavar loiça, deixar atuar 2 a 5 min e depois enxaguar com água.
      Se penetrou para lá do verniz, terá que ser chamado um técnico para avaliar melhor a situação

Comentar artigo

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*