fbpx
Microcimento: Um Revestimento Decorativo e Artístico!
27/03/2019 Microcrete

Microcimento: Um Revestimento Decorativo e Artístico!

Categoria: Microcimento

microcimento é um revestimento decorativo e artístico, cujo limite é a imaginação! Um número crescente de designers e arquitetos tem utilizado este material inovador para dar azo às suas criações.

Além de conferir elegância e modernidade aos espaços, este material cria uma atmosfera personalizada e única. Ademais, a associação a outros materiais pode transformar o seu refúgio numa autêntica galeria de arte.

Não só profissionais das áreas da decoração e da construção têm tirado proveito deste produto. A versatilidade e as propriedades únicas deste material são cada vez mais apreciadas por artistas plásticos.

Prova de que o microcimento pode construir verdadeiras obras de arte é o trabalho do escultor David Seils. O artista residente na Carolina do Norte, nos EUA, notabilizou-se pelas suas esculturas de relevo esculpidas em paredes.

Seils iniciou a carreira concebendo as suas próprias misturas de gesso e estuque. Contudo, a descoberta do microcimento catapultou a sua obra para um nível superior.

 

Como o microcimento conquistou o escultor David Seils

 

microcimento

 

O microcimento conquistou de imediato David Seils. Desde logo, por ser um material versátil, que permite revestir todo o tipo de superfícies, como por exemplo paredes. Ademais, a grande diversidade de cores e acabamentos possibilita a criação de espaços únicos e repletos de glamour.

Do ponto de vista técnico, o escultor explica que este revestimento ganha vantagem sobre outros materiais pelo facto de ser pré-misturado. Além disso, é um produto que pode ser molhado e que não racha, mesmo quando são acrescentadas várias camadas.

Estas particularidades convenceram Seils a usar em exclusivo o microcimento nas suas esculturas. Dessa maneira, deixou a sua marca artística em inúmeras residências, empresas e espaços públicos por todo o território norte-americano. Só para exemplificar, no hall de entrada da sua casa, esculpiu uma árvore que faz daquele um ponto focal mágico!

Mas o trabalho do escultor passa também por criar obras de arte a pedido de quem o procura. Após um primeiro encontro com o cliente, para entender o conceito que este pretende para o projeto, segue-se o esboço da ideia no papel.

Posteriormente, David Seils traça o desenho na parede em carvão, recorrendo a uma grelha como guia para levar a imagem até à escala pretendida. Por fim, pegando na talocha de pedreiro e na espátula, aplica e esculpe camadas de microcimento de forma rápida e espontânea.

 

Escultura em microcimento no Centro de Artes de Black Mountain

 

microcimento

 

Um dos trabalhos mais notáveis de Seils é a parede exterior de um estúdio de cerâmica no Centro de Artes, em Black Mountain. Usando microcimento, o artista superou as expectativas dos responsáveis da instituição em relação ao projeto.

Na escultura, está representado um riacho, árvores e pedras para refletir o ambiente natural que rodeia o estúdio. A prova de que o microcimento confere charme e elegância a ambientes distintos ficou bem patente no resultado final deste trabalho.

Os responsáveis do Centro de Artes destacaram o facto de a parede esculpida combinar na perfeição com o jardim que a rodeia, de tal forma que a vegetação e a escultura se fundem.

 

Se o seu desejo é sair da linha decorativa tradicional e seguir exemplos como este, subscreva o nosso blog. Fique a par de outros exemplos arrojados ao nível da decoração, usando microcimento e outros materiais.

 

Subscreva o nosso Blog!

Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

A Microcrete está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

 

Comentários (0)

Comentar artigo

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*