fbpx
Decoração de Jardim: 5 Ideias Aptas para Qualquer Espaço!
28/01/2020 Microcrete

Decoração de Jardim: 5 Ideias Aptas para Qualquer Espaço!

Categoria: Decoração
Decoração de jardim

A decoração de jardins, pátios, varandas e outros espaços exteriores representa um desafio totalmente diferente da decoração de interiores. Apesar de se poderem manter muitos princípios da decoração indoor, há alguns fatores adicionais a ter em conta no exterior. A exposição e orientação solar, a proximidade ao mar, o grau de privacidade e a área envolvente são alguns exemplos.

Antes de se iniciar um projeto de decoração de jardim, fazer uma avaliação minuciosa do espaço é essencial. Existem, no entanto, ideias e materiais tão versáteis que podem ser aplicados independentemente das restrições do local.

 

5 Ideias ajustáveis a qualquer espaço exterior

 

 1. Decoração e utilidade: uma horta privada

Existe hoje uma procura crescente por hábitos de vida mais saudáveis e próximos da natureza. Os produtos orgânicos, por exemplo, estão em alta e até a área da decoração tende a acompanhar estas tendências. Aliar a decoração de jardim a uma melhoria na qualidade de vida das pessoas não tem de ser complicado.

Criar uma horta exterior, por exemplo, é simples e pode facilmente ajustar-se ao espaço disponível. Até mesmo em áreas diminutas, como um terraço ou uma varanda, uma pequena horta vertical é uma excelente opção.

Cultivar ervas aromáticas ou mesmo legumes e vegetais é fácil de conseguir e traz muitas vantagens. Para além de adicionar mais vida ao ambiente exterior, pode ao mesmo tempo tornar-se um hobby relaxante.

 

2. Encher o jardim de cor

A cor é um excelente aliado para trabalhar a decoração de jardins e espaços exteriores. Conjugando tons quentes e frios, recorrendo a contrastes, usando cores claras ou mais escuras, é possível valorizar qualquer recinto.

Uma possibilidade será optar por uma paleta diversificada, de forma a conseguir um ambiente mais enérgico e cheio de vida. Em alternativa, é possível apostar numa única cor dominante e jogar com as suas tonalidades, para um resultado mais discreto.

A decoração de jardim permite uma liberdade criativa que nem sempre é possível na decoração de interiores. Há no entanto que ter algum cuidado na escolha dos materiais, já que devem ser aptos para espaços exteriores. A exposição ao sol, à chuva e à humidade atmosférica podem ser muito agressivas e comprometer a durabilidade dos mesmos.

O microcimento é uma opção segura e versátil, disponível numa infinita diversidade de cores. O facto de ser durável, resistente e impermeável torna-o adequado para revestir qualquer tipo de superfície exterior.

 

3. A importância da água na decoração de jardim

A água enquanto elemento ornamental é muito popular e está quase sempre presente nas decorações de jardim. Criar um (ou vários) elementos decorativos aquáticos adiciona paz e tranquilidade a estes espaços exteriores, de modo quase automático.

Dependendo da linha estética escolhida e da quantidade de espaço disponível, há várias formas de incluir a água na decoração. A criação de pequenos lagos, fontes ou cascatas no espaço vai elevar a decoração do jardim a outro patamar.

O som da água a correr, por si só, é extremamente relaxante e vai permitir complementar todos os elementos visuais. De uma forma simples, a experiência de estar ao ar livre vai estimular ainda mais os sentidos.

Usando materiais como barro, microcimento, bambu ou pedra, é fácil criar pequenas fontes ou lagos personalizados. O resultado são verdadeiros espaços zen, perfeitos para desligar da agitação diária.

 

4. Iluminar com arte e criatividade

A iluminação exterior pode ser desafiante nos projetos de decoração de jardins. Existem, no entanto, formas simples de conseguir iluminar os espaços e proporcionar um enquadramento noturno totalmente diferente do diurno.

Através da utilização de espelhos, tochas, lamparinas ou velas, é possível usar a luz para criar ambientes acolhedores e agradáveis. Estão também disponíveis no mercado várias opções de iluminação de exterior alimentadas a energia solar. Assim, o jardim torna-se um espaço mais convidativo para relaxar após o anoitecer.

 

5. Conforto ao ar livre

Um dos pontos fundamentais de qualquer espaço exterior é o conforto de quem dele vai usufruir. Ter uma área de descanso confortável, para ler um livro ou até dormir uma sesta, é essencial.

Cadeirões, espreguiçadeiras, sofás, mesas e cadeiras são peças que podem ser usadas sempre que o espaço o permita. Para áreas reduzidas, uma simples cama de rede suspensa, um conjunto de pufs ou alguns almofadões são excelentes alternativas. O importante é haver coerência de estilos e criar espaços funcionais e agradáveis.

Os materiais, mais uma vez, devem ser adequados a permanecer em áreas ao ar livre. Uma solução muito em voga é converter peças de mobiliário  tradicional em peças de exterior. Para isso basta revestir as peças com materiais próprios (como o microcimento) e assim torná-las mais resistentes e impermeáveis.

A ampla gama de cores do microcimento Microcrete vai permitir também rejuvenescer os móveis e ajustar a cor à restante decoração. Esta é uma forma simples e rápida de personalizar móveis e tornar a decoração única.

 

Na correria dos tempos modernos, os espaços ao ar livre podem ser verdadeiros refúgios de relaxamento. Os projetos de decoração de jardins, terraços, varandas e outros locais de exterior devem resultar em confortáveis alternativas ao interior.

Para que estes espaços se tornem equilibrados e funcionais, é fundamental a escolha dos melhores materiais de construção. Mantenha-se a par das tendências atuais e descubra o potencial do microcimento no ebook que criamos para si. Faça já o download gratuito!

 

DESCOBRIR POTENCIAL DO MICROCIMENTO

 


 

Subscreva o nosso Blog!

Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

A Microcrete está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

 

Comentários (2)

  1. Juliana 5 meses ago

    Estou a bastante tempo buscando uma decoração para piscina e jardim. Obrigada!

    1. microcrete_user 2 meses ago

      Bom dia Sra. Juliana,

      Para a podermos ajudar, pode contactar-nos através do e-mail: geral@micorcrete.com.pt
      Desde já agradecemos o seu contacto.
      Melhores Cumprimentos.

Comentar artigo

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*