fbpx
Materiais de construção: O que privilegiar na sua escolha?
24/03/2022 Microcrete

Materiais de construção: O que privilegiar na sua escolha?

Categoria: Construção
Materiais de construção

Os materiais de construção são um elemento crucial, tanto em obras de raiz como no planeamento do processo de renovação de qualquer casa.

Pela sua importância na construção, estes materiais são um dos recursos que implicam um investimento mais avultado em qualquer obra. Por isso, a sua escolha deve obedecer a critérios rigorosos. Só assim é possível garantir resultados duráveis e prevenir complicações no futuro.

O segredo está, portanto, na descoberta do perfeito equilíbrio entre os custos e a qualidade. Fique a conhecer 6 aspetos que deve ter em consideração para tomar uma decisão segura relativamente aos materiais de construção.

 

Materiais de construção: 6 Aspetos a ter em conta para uma escolha acertada

 

1. Qualidade e ciclo de vida

A qualidade inerente aos materiais de construção é um dos fatores mais importantes numa construção que se deseja perdurável.

Existem materiais que, quando em contacto com os agentes atmosféricos, se desgastam com grande facilidade. Como tal, torna-se imprescindível recolher o máximo de informação para reduzir as probabilidades de ver a estabilidade do seu lar comprometida.

Todos estes materiais apresentam níveis concretos de durabilidade e desempenho que devem ser avaliados. Para além disso, aquando da sua aplicação, é essencial conhecer e cumprir a sequência específica de etapas para cada caso.

 

2. Relação preço-qualidade

Uma das principais preocupações do comprador no momento da aquisição de materiais de construção é o preço. No entanto, o ideal é que priorize sempre a qualidade em detrimento do custo.

Para poupar a longo prazo, opte por investir em bons materiais. Assim, assegurará, à partida, um maior tempo de vida dos mesmos, evitando constantes substituições ou reparações.

 

3. Versatilidade

A versatilidade é uma particularidade altamente valorizada por construtores e que se encontra cada vez mais em voga. Principalmente no que diz respeito a revestimentos, existem materiais muito diversificados que permitem criar ambientes totalmente diferentes.

É possível dar asas à imaginação com a combinação harmoniosa de materiais de construção heterogéneos, criando ambientes singulares nas diferentes divisões da habitação.

 

4. Confiança no seu fornecedor

O seu fornecedor deste tipo de materiais não deverá ser um mero agente passivo na construção da sua obra. Ou seja, não deve limitar a sua atividade à comercialização dos produtos que o comprador necessita.

Para além disso, é importante que conheça aprofundadamente todo o seu catálogo de materiais e as características de cada um. Só assim poderá indicar alternativas e recomendar as soluções mais ajustadas às suas necessidades.

 

5. Componente estética

A conceção estética ocupa uma posição central num projeto de construção ou remodelação de uma casa. É precisamente a vertente estética que ditará a prospeção do tipo de estruturas e materiais que deverão figurar na obra.

Assim, há que traçar uma linha estética coerente do ponto de vista arquitetónico e que tenha em consideração as suas dinâmicas diárias. Antes de avançar para a aquisição dos produtos é importante analisá-la e interiorizá-la devidamente.

Mantenha-se fiel ao seu gosto e identidade, evitando fusões desconexas de estilos de arquitetura.

 

6. Sustentabilidade

As preocupações ambientais devem assumir algum peso no momento de compra dos materiais de construção. É tão importante avaliar a sustentabilidade dos produtos que escolhe como as suas potencialidades.

Um plano de construção ecologicamente correto abarcará, sempre que possível, a integração de componentes reciclados. Desta forma, pode poupar montantes significativos e, ao mesmo tempo, proteger o planeta e a natureza.

Opte por materiais que apresentem uma maior durabilidade, com menor tempo de decomposição e com capacidade de virem a ser reutilizados.

 

Chegou o tão aguardado momento de começar a construir ou a reabilitar a sua casa? Possui algumas dúvidas em relação aos melhores produtos a aplicar nas suas obras?

Entre em contacto com a equipa de profissionais da Microcrete! Os nossos especialistas podem ajudar e recomendar os melhores materiais de construção em função de cada situação.

  

Entrar em contacto com a Microcrete

 

Comentários (0)

Comentar artigo

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*